Exercícios Universais

O fortalecimento muscular e o ganho de amplitude de movimento são alguns dos principais objetivos de tratamento durante as sessões de fisioterapia. Imaginar essas propostas de tratamento para pacientes com desordens neurológicas é um desafio para o fisioterapeuta que as vezes tem pouco espaço físico em seu consultório. No intuito de facilitar a conduta terapêutica foram criados os Exercícios Universais.

Estes exercícios são partes integrantes do protocolo do Therasuit, técnica inovadora e intensiva de habilitação e reabilitação física em pacientes com patologias neurológicas como a paralisia cerebral, pós AVCs, lesões medulares, etc., que utiliza uma vestimenta especial que facilita o ganho de força e propriocepção. Nestes exercícios são utilizados um sistema de polias, cordas e elásticos e cargas progressivas que, acoplados em uma gaiola de ferro, facilitam o ganho de força, de amplitude de movimento, de flexibilidade articular e muscular e aumenta a capacidade funcional dos pacientes.


  

As polias são móveis e, dependendo do local fixado, determina a direção do movimento, respeitando a carga proposta para o exercício.   As cargas comumente utilizadas nestas tarefas são feitas com sacos de areia que variam entre 0,5kg a 3kg e podem ser usadas individualmente ou em conjunto, aumentando a capacidade de carga para o exercício.



Os exercícios universais podem ser utilizados não só em pacientes com desordens neurológica, é uma boa opção para conduta terapêutica em qualquer especialidade.

Abaixo segue alguns vídeos de como esse sistema de exercícios na gaiola são realizados.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercícios para melhorar a capacidade respiratória

Colchão para acamados: Qual o melhor tipo?

Therasuit: Indicações e Benefícios